Caminhada pelo Meio Ambiente

por Thiago Costa , 17/06 às 11:00 em 1 Bairro

Caminhadas do Colégio Campinho celebram o Dia Mundial do Meio Ambiente

 

Em dois dias, alunos e professores percorreram ruas de diversos bairro, num trabalho de conscientização sobre os cuidados com o planeta 

A direção do Centro Educacional Campinho programou duas caminhadas para celebrar a passagem do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado na sexta-feira (5). A primeira, na terça-feira (2), envolveu os alunos da matriz, localizada em Campo Grande. No dia seguinte a atividade foi proposta aos alunos da filial, que fica no Jardim Palmares, em Paciência. Em ambas as oportunidades o que se viu foi um grande entusiasmo das turmas, que saíram às ruas conscientizando os moradores e populares sobre a importância dos cuidados com a preservação do planeta.

A aceitação foi tão entusiasmada que até mesmo pais de alunos decidiram reforçar as cruzadas em favor da preservação do meio ambiente. Foram cerca de três horas de caminhada e muita atividade e conversas em cada uma das dezenas de ruas percorridas.

Em cada contato com os interlocutores encontrados pelos caminhos, os estudantes cuidavam de apresentar mensagens em defesa do planeta e alertas sobre o compromisso de cada cidadão com a construção de um futuro com maior conscientização ambiental. Não faltaram sugestões sobre hábitos simples, mas de grande relevância, como, por exemplo, não jogar lixo no chão.

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi criado em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo, naquela ocasião, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o Dia Mundial do Meio Ambiente, que passou a ser comemorado todo dia 5 de junho. Essa data, que foi escolhida para coincidir com a data de realização da conferência, tem como objetivo principal chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais, que até então eram considerados, por muitos, inesgotáveis.

 


Poluição e reciclagem são temas das mobilizações
 

Estudantes demonstram conhecimentos e conscientização nas abordagens feitas a moradores e a populares encontrados nos caminhos

 

Caracterizados, os alunos do Colégio Campinho demonstram conhecimentos e conscientização nas abordagens feitas a moradores e a populares encontrados nos dois caminhos. Durante as conversas, temas como poluição sonora, reciclagem e a necessidade de economia de água foram constantemente abordados. A iniciativa contribuiu também para solidificar na mente de cada um dos participantes os conceitos difundidos na chamada Conferência de Estocolmo, aquela que deu origem à criação do Dia Mundial do Meio Ambiente.

A ONU teve a preocupação de difundir no mundo uma mudança no modo de ver e tratar as questões ambientais, além de estabelecer princípios para orientar a política ambiental em todo o planeta. Apesar do grande avanço que a conferência representou, não é possível afirmar, no entanto, que todos os problemas foram resolvidos a partir daí. Atualmente existe uma grande preocupação em torno do meio ambiente e dos impactos negativos da ação do homem sobre ele. A destruição constante de habitat e a poluição de grandes áreas, por exemplo, são alguns dos pontos que exercem maior influência na sobrevivência de diversas espécies.

 

Dentre os principais problemas que afetam o meio ambiente, estão o descarte inadequado de lixo, a falta de coleta seletiva e de projetos de reciclagem, consumo exagerado de recursos naturais, desmatamento, inserção de espécies exóticas, uso de combustíveis fósseis, desperdício de água e esgotamento do solo. Esses problemas e outros poderiam ser evitados se os governantes e a população se conscientizassem da importância do uso correto e moderado dos nossos recursos naturais. Eis as razões pelas quais o evento proposto pela direção do Colégio Campinho se revestiu de importância fundamental na educação dos alunos e no dia a dia das pessoas abordadas.



 © 2015 - Todos os direitos reservados - Gestão e Desenvolvimento: