Saúde

por EMPRESA JORNALISTICA O AMARELINHO NOTICIA LTDA ME, 16/06 às 12:00 em Grupos de Destaques

Hospital Estadual Eduardo Rabello é referência no atendimento a pacientes idosos - 16/06/2015
 Unidade foi o primeiro hospital planejado, arquitetado e construído para atendimento geriátrico especializado na América do Sul
 
(Foto: Reprodução/Internet)Num país em que os serviços públicos de saúde e as instalações de unidades federais, estaduais e municipais são quase sempre alvo de críticas da população, salvo algumas exceções, chega a surpreender quando se constata uma unidade que oferece atendimento de qualidade, merecendo elogios de seus pacientes. É o que acontece na Zona Oeste com o Hospital Estadual Eduardo Rabello (HEER), localizado em Augusto Vasconcelos, que impressiona não apenas pelas instalações com padrão de qualidade bem acima da média, mas, também, pelo atendimento humanizado incorporado à rotina dos profissionais que ali atendem.

Inaugurado em 1973, o HEER foi o primeiro hospital planejado, arquitetado e construído para atendimento geriátrico especializado na América do Sul. Com uma área de aproximados 42.600 metros quadrados, com 13.292 metros quadrados de área construída, a unidade é totalmente desprovida de degraus. Em suas instalações há somente rampas com pisos antiderrapantes e corrimãos em todos os corredores e banheiros. No momento o hospital dispõe de 120 leitos clínicos para internação de pacientes geriátricos.

Com atendimento especializado ao segurado do Iaserj e de pacientes do Sistema Único de Saúde, o HEER enfoca os aspectos médicos, sociais, fisioterápicos e psicológicos, promovendo atendimento geriátrico hospitalar e ambulatorial, exames radiológicos, eletrocardiograma, endoscopia digestiva, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, odontologia, setor de terapia ocupacional, farmácia, radiologia, psicologia, serviço social e atividades de recreação, como, por exemplo as oficinas de trabalhos artesanais.
No ambulatório os pacientes tem à disposição atendimento em clínica médica, geriatria
cardiologia, endocrinologia, ginecologia, nutrição, pneumologia, dermatologia, neurologia, nefrologia, homeopatia, gastroenterologia, fonoaudiologia, fisioterapia, odontologia, serviço social, psicologia. A unidade oferece ainda exames laboratoriais e radiológicos, endoscopia digestiva, ecocardiograma, eletrocardiograma e ultrassonografia. Ali também se pode encontrar terapia ocupacional, farmácia e serviço de nutrição.
O diretor administrativo do Hospital Estadual Eduardo Rabello, Valdecir Pecli; e o diretor médico, Edson Nunes; asseguram que há uma grande preocupação de toda a equipe no sentido de fazer com que os pacientes se sintam atendidos clinicamente, mas que também disponham de uma atenção humanizada, o que é fundamental para o sucesso de qualquer tratamento. "Com a confiança no médico o paciente tende a apresentar melhores resultados no tratamento", diz o médico Edson Nunes.
 
ASPA:
"Com a confiança no médico o paciente tende a apresentar melhores resultados no tratamento"
Dr. Edson Nunes

 

Diretor médico do HEER

Bairro Moriçaba recebe Clínica da Família - 23/05/2015
Senador Augusto Vasconcelos

Prefeito Eduardo Paes em inauguração de Clínica da Família (Foto: Adenil Costa)

Hoje (23/05), o prefeito Eduardo Paes inaugurou a Clínica da Família (Everton S. Santos) no bairro Moriçaba, em Sen. Augusto Vasconcelos, que vai atender o bairro Moriçaba e todo o seu entorno, aproximadamente 18 mil habitantes.

Equipe Clínica da Família (Foto: Arquivo Pessoal/Adenil Costa)Estiveram presentes o Secretário de Saúde Daniel Soranz, de Obras Alexandre Pinto, Presidente da Câmara de Vereadores / Jorge Felipe, Vereadores, Deputados Estaduais e Federais, Coordenadora de Saúde/CAP 5.2 Dra. Liliane Cardoso, presidente da Associação Comercial, do Conselho de Saúde, órgãos regionais e toda comunidade. Uma unidade belíssima de saúde com qualidade na sua execução e equipamentos de primeira linha, que atender a comunidade e todo o seu entorno, aproximadamente 18 mil habitantes.  Esse modelo tem como objetivo focar atenção primária nas ações de prevenção, promoção da saúde e diagnóstico precoce de doenças. As Clínicas da Família possuem uma equipe multidisciplinar com: Médicos; Enfermeiros; Técnicos de Enfermagem; Agentes Comunitários de Saúde; Agentes de Vigilância em Saúde; Dentistas; Auxiliar de Saúde Bucal; Técnicos de Saúde Bucal. PARABÉNS COMUNIDADE! PARABÉNS PROFISSIONAIS DA SAÚDE!

ADENIL COSTA - COLUNISTA Delegado do CRECI/RJ – Delegacia Regional de Campo Grande Ex-Subprefeito da Zona Oeste/RJ – de 2001 até 2006.

 Vereador defende maior fiscalização em unidades de saúde - 20/05/2015

Dr. Gilberto defendeu tese a partir de comentário sobre denúncia dando conta de descuido num atendimento em maternidade pública.

 Dr. GilbertoComentando uma denúncia de que uma mãe teria passado por dificuldade ao amamentar seu filho num colchonete numa maternidade pública municipal, o vereador Dr. Gilberto (PTN) discursou na Câmara Municipal do Rio defendendo uma fiscalização mais atuante no que se refere ao atendimento na rede municipal de saúde da cidade. “Eu costumo dizer que o vereador e a comissão têm a função de fiscalizar. Mas só fiscalizar e criticar não adianta: temos que tentar construir uma política que dê resultado, tentando sanar os problemas”, disse o parlamentar, que preside a Comissão Permanente de Higiene, Saúde Pública e Bem-Estar Social. O parlamentar, que é médico, disse que foi à unidade e constatou que um equívoco, acentuando que o atendimento oferecido na Maternidade Fernando Magalhães é de alto nível. “Convocamos a direção e, no momento em que estávamos lá, convocamos alguém da Secretaria de Saúde. Assim, está sendo aberta uma sindicância para saber realmente por que essa paciente estava ali, mas, com certeza, essa paciente não estava ali sendo maltratada e, sim, até bastante satisfeita. Aquele espaço ali é um espaço ímpar, que nem toda maternidade do município ou do estado do Rio de Janeiro possui”, testemunhou o vereador. O vereador se mostrou preocupado ainda em dar visibilidade ao trabalho de fiscalização para atender as demandas relacionadas à atuação do Ministério Público e da Vigilância Sanitária. “Penso que a Comissão de Higiene, Saúde Pública e Bem-Estar Social é realmente para trabalhar com qualidade”, enfatizou. Dr. Gilberto sugeriu ainda que todas as denúncias devem ser investigadas coletivamente. “Nossas visitas às unidades não devem ser individuais, mas sempre visitas coletivas, tentando não só exercer nosso papel fiscalizador, mas também corroborar para um resultado final positivo”, discursou. Em seu discurso, o vereador Dr. Gilberto reconheceu que as deficiências no setor, por isso sugeriu que haja um trabalho afinado. “Sabemos que a rede de saúde é complexa e o município é complexo. Temos um boom demográfico absurdo, e é extremamente importante essa harmonia dentro da comissão, para que possamos não só fiscalizar, mas também chegarmos a uma conclusão e cobrarmos com mais qualidade”, concluiu.

O vereador Dr. Gilberto reconhece a complexidade da rede municipal, por isso que os vereadores unidos na fiscalização.

Tags:   vereador   saude



 © 2015 - Todos os direitos reservados - Gestão e Desenvolvimento: