Vereador indica Programa Guardiões dos Rios para o bairro do Mendanha

por Thiago Costa , 14/11/2016 às 05:15 em Grupos de Destaques

Vereador indica Programa Guardiões dos Rios para o bairro do Mendanha
 
O vereador Zico indicou à Mesa Diretora da Câmara Municipal do Rio de Janeiro uma solicitação para sensibilizar o prefeito do Rio no sentido de acionar a Secretaria Municipal de Meio Ambiente para que proceda a implantação do Programa Guardiões dos Rios na localidade conhecida como Beco da Esperança, no Rio da Prata, sub-bairro Mendanha, em Campo Grande.
 
O Programa Guardiões dos Rios tem a finalidade de promover a educação ambiental nas comunidades que margeiam os rios, coibir o lançamento de lixo e monitorar as faixas marginais de proteção para reduzir o acúmulo de resíduos em pontes e galerias de drenagem, uma ação extremamente importante principalmente nos períodos de chuva. Trata-se de um dos preceitos de recursos hídricos e controle de enchentes da cidade. Atualmente o programa é desenvolvido em 23 trechos de rios, beneficiando 25 comunidades, nas quais atuam equipe com 250 trabalhadores.
 
 
Por meio da iniciativa, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente também realiza a revegetação das margens dos cursos d'água com espécies de mata ciliar e de manguezal após recolher sistematicamente resíduos urbanos ao longo dos cursos dos rios. A limpeza mecânica e a manutenção adequada dos cursos d'água, muitas vezes não são possíveis, pois os equipamentos não conseguem chegar ao leito dos rios e é justamente nessas áreas que o programa é instalado.
 
Os Guardiões dos Rios são os maiores catalisadores da educação ambiental local, pois são recrutados moradores das áreas atendidas e o seu contato direto com os moradores, e suas associações e lideranças comunitárias facilitam a integração mais imediata e efetiva no controle da poluição dos cursos d'água, destacando o não lançamento de resíduos sólidos nos rios. "A minha indicação se justifica, pois surgiu a pedido dos moradores da região, e demonstra que o trabalho de conscientização é de fundamental importância para diminuir a poluição nos rios da localidade", justifica o vereador Zico.


 © 2015 - Todos os direitos reservados - Gestão e Desenvolvimento: