Iniciativa do vereador criou as bases legais para o armamento e a valorização da Guarda Municipal, resultando na formação de agentes preparados para o policiamento ostensivo

A conclusão da formação da primeira turma da Divisão de Elite da Guarda Municipal do Rio de Janeiro, em novembro de 2025, marca um divisor de águas na segurança pública da cidade e consolida os efeitos diretos da legislação de autoria do vereador Dr. Gilberto. A lei criada pelo parlamentar garantiu o direito ao armamento da Guarda Municipal, viabilizou um novo modelo de treinamento especializado, promoveu a valorização salarial dos agentes e tornou possível a criação de um grupamento de elite voltado ao enfrentamento aos furtos e roubos, com início previsto da atividade para janeiro deste ano.
Ao todo, 282 guardas municipais concluíram um rigoroso curso de 440 horas, com disciplinas de armamento e tiro, técnicas de abordagem, defesa policial, gerenciamento de crises, direitos humanos, direção veicular policial e uso de câmeras corporais. A formação contou com instrutores da Secretaria Nacional de Segurança Pública e da Polícia Rodoviária Federal, além de módulos complementares oferecidos pela Prefeitura, reforçando um padrão técnico inédito na história da corporação. A atuação da nova divisão será preventiva e ostensiva, baseada em dados e planejamento estratégico.
Autor da lei que transformou a realidade da Guarda Municipal, Dr. Gilberto comemorou a formação da primeira turma. “Estou muito feliz em saber que a primeira turma da Divisão de Elite está formada. Essa foi uma luta para garantir melhores condições de trabalho aos guardas e mais segurança para a população. Em breve, esses agentes estarão nas ruas ajudando diretamente quem vive e circula pela cidade”, declarou.
A Divisão de Elite simboliza a modernização da Guarda Municipal e reforça o papel decisivo da atuação legislativa de Dr. Gilberto na construção de políticas públicas efetivas para a segurança urbana do Rio.

